jueves, 1 de octubre de 2015

TÂNIA TOMÉ: Poesia atual do Moçambique


Tânia Tomé (1980). Poeta, cantora, compositora, economista e socio-activista do Moçambique. Presidente da Associação cultural Showesia, ganhou diversos prémios em todas suas areas como economista, como poeta e como cantora. Têm dois livros de poesia publicados em Angola, Moçambique e Brasil são eles o Agarra-me o sol por trás e Conversas com a sombra. Têm vários cds de música publicados. Participa em diversas antologias internacionais  chinesa, espanhola, sul africana, alemã e é uma das artistas mais internacionais do seu país participando em diversos festivais de música e poesia.
www.taniatome.com
www.facebook.com/taniateresatome

Do livro Agarra-me o sol por trás



Abril esconde-nos
nas sinuosas curvas
das palavras.
Desabrocha
uma falésia
na embriaguez
do meu canto.
Aí se turva a linha
no instante
em que estamos
dentro
um do outro
dentro.
A-MAR-ME-TE




Estrelas no chão
deitadas de ventre
Rio incestuoso
onde a noite
tem caroço
Incêndios
Não me salves,
selva-me!
SELVAME




Me ancoraste
exactamente aqui
onde te rio.
Ri comigo
meu amor,
como se amplia
o cais.
RIO




Agarra-me
o sol
por trás.
Escuta no vento
a tua mão
secreta.

ABISMO SOL A DENTRO




No hay comentarios.:

Publicar un comentario